Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Saiba tudo sobre a profissão de jornalista!

Curso: a duração é de quatro anos. Em algumas faculdades, o Jornalismo é oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social. Língua Portuguesa, Teoria da Comunicação,Filosofia e Sociologia são algumas das matérias teóricas que compõem o currículo do curso. Há também aulas práticas de Jornalismo Impresso, Web jornalismo, Radiojornalismo, Tele jornalismo e Fotojornalismo. Ao final dos quatro anos é obrigatória a apresentação de um trabalho para receber diploma.

Precisa gostar de: "é preciso ser curioso, saber o que está acontecendo ao redor, de maneira geral, e ler e escrever muito. Para mim, jornalista é quem gosta de contar histórias e é curioso em relação ao que acontece na vida", opina Priscila Gomes, jornalista formada em 2001 e que trabalha como repórter em uma TV na internet.

Dia a dia: rotina não é uma palavra do vocabulário de um jornalista: "tenho de editar e atualizar as páginas de cada canal da home (da editoria de TV do site), escolher os vídeos que valem destaque, correr atrás de contatos que valem uma pauta e produzir o que for necessário para uma matéria ou chat", completa Priscila.

O mercado de trabalho: as redações de revistas e jornais estão cada vez menores e muitos profissionais trabalham como freelancer. As redações de mídias digitais são as que mais oferecem vagas. Uma área promissora é a comunicação corporativa ou empresarial, em que o jornalista é responsável pelos meios de comunicação da empresa em que trabalha.

Quanto ganha: R$ 800 é a média de salário de um estagiário que trabalha 6 horas por dia.

Onde trabalhar: redações de revista, jornal e sites, agências de notícias, emissoras de TV e rádio,assessorias de imprensa e em grandes empresas de comunicação corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário