Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Profissionais em destaque

Tiago Leifert iniciou a carreira como repórter do tradicional "Desafio ao Galo", programa dedicado ao futebol de várzea. Formou-se em Jornalismo e Psicologia pela Universidade de Miami e foi trainee no Jornalismo da rede norte-americana NBC. Começou a trabalhar na Rede Globo apresentando o Pro Rad em 2006 e matérias relacionadas a videogame no Esporte Espetacular. Cobriu a rodada do futebol brasileiro em 2008, os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (2007) e os Jogos Olímpicos de 2008, emPequim. Anteriormente, em 2004 e 2005, havia trabalhado como editor e apresentador do Vanguarda Mix, programa de entretenimento jovem na TV Vanguarda, retransmissora da Rede Globo para o Vale do Paraíba, ao lado de Geovanna Tominaga.
Em janeiro de 2009, passou a ser o novo editor-chefe e apresentador do Globo Esporte para São Paulo, quando introduziu um novo formato, permitindo-se dispensar o uso de teleprompter, o TP, recurso empregado pelo jornalismo que permite a leitura do texto previamente redigido sem desviar o olhar da câmera. Tornaram-se marcas registradas do programa a espontaneidade, os bordões e quadros bem humorados, como, por exemplo com os atacantes Pedrão do Grêmio Recreativo Barueri, atual Grêmio Prudente,Nei Paraiba do Guarani, Val Baiano (a quem homenageou com um funk ao vivo), do Flamengo.
Leifert também abriu espaço para videogames e em algumas edições do programa desafia (ou é desafiado) a jogar (na maioria das vezes FIFA Soccer, do qual é o atual narrador oficial em português brasileiro, com comentários de Caio Ribeiro.
Em 2010, para a Copa do Mundo, na África do Sul, Leifert desenvolveu o formato de um novo programa, a Central da Copa, do qual se tornou editor e apresentador, caracterizado pela espontaneidade e presença de convidados no estúdio. No dia 15 de junho, quando a campanha "Cala a boca, Galvão [Bueno]" estava "bombando" na internet, Leifert surpreendeu a audiência ao provocar o assunto em entrevista com o próprio Galvão.
Alguns prêmios conquistados pelo jornalista: em 2009, "Revelação", conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP); "Melhor Apresentador de Televisão Aberta", conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2010, 2011, 2012, e 2013; em 2010, o "Prêmio Comunique-se de Jornalista de Esportes/Midia Eletronica". Em 2011, Leifert ganhou o prêmio "Melhores do Ano/Jornalista", no Domingão do Faustão da Rede Globo, concorrendo com Fátima Bernardes e William Bonner; prêmio de "Melhor Apresentador", conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) e "Destaque Jornalista Esportivo" do Prêmio Extra de Televisão, promovido pelo jornal Extra (RJ), por escolha dos leitores e internautas.
A convite do diretor Boninho, Tiago apresenta o The Voice Brasil desde 2012 , da Rede Globo. Em 2013, Carlinhos Brown e Daniel cantavam "Amor I love You" e Leifert foi convidado a interpretar excerto de "O Primo Basílio", de Eça de Queiróz, contido na letra da canção composta por Carlinhos Brown e Marisa Monte: "Tinha suspirado… tinha beijado o papel devotamente…" , Casou-se com a jornalista Daiana Garbin em 17 de novembro de 2012, em São Paulo. Eles namoravam desde dezembro de 2010.
Em 2013, Tiago Leifert apresentou o documentário da trajetória do Corinthians na Copa Libertadores da América e Copa do Mundo de Clubes da FIFA, cujo título é E O Mundo Enlouqueceu.



Fonte:http://tudosobrenoticiasdefutebol.blogspot.com.br/2014/11/profissionais-em-destaque.html

Livro da profissão JORNALISMO


Profissão: Jornalista de Tv - Telejornalismo Aplicado na Era Digital - Regina Villela (8573936878)
Autor: Regina Villela
Editora: CIÊNCIA MODERNA
Ano de Edição: 2008
Nº de Páginas: 255

28 filmes sobre JORNALISMO


1-A montanha dos sete abutres (Ace in the Hole, EUA, 1951, Billy Wilder). Um clássico do cinema, com a magistral interpretação de Kirk Douglas como jornalista inescrupuloso que prolonga uma tragédia pra vender mais jornal.
2-Boa noite e boa sorte
3-Capote
4-Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941, Orson Welles). Pra muitos, o melhor filme já feito. Não sei se chega a isso, mas vale conferir, sem dúvida.
5-Diamantes de sangue
6-Frost-Nixon
7-Herói por acidente
8-Intrigas de Estado
9-Leões e cordeiros
10-Medo e delírio
11-O americano tranquilo (The Quiet American, EUA, 2002, de Philip Noyce, com Michael Caine). Belo filme ambientado no Vietnã durante a Guerra Fria, é a segunda adaptação do romance de Graham Greene.
12-O diabo veste Prada
13-O dossiê Pelicano
14-O informante
15-O povo vs. Larry Flint
16-O show de Truman (The Truman Show, EUA, 1998, Peter Weir), sobre um homem que vive em um reality show sem saber. Com Jim Carrey, quase sem caretas.
17-Os gritos do silêncio (The Killing Fields, Inglaterra, 1984, Roland Joffé). Amizade entre dois repórteres durante o conflito do 18-Camboja.
19-Profissão: repórter (The Passenger, 1975, Michelangelo Antonioni). Questionamento sobre o tédio existencial, a verdade e o papel da imprensa. O protagonista é o grande Jack Nicholson.
20-Quase famosos
21-Quizz Show
22-Salvador, o martírio de um povo (1981, EUA, Oliver Stone). Filmaço sobre a cobertura do conflito de El Savador, com o grande ator James Woods.
23-Sob fogo cerrado
Talk Radio – Verdades que matam (Talk Radio, EUA, 1988, Oliver Stone). A polêmica levada ao extremo num programa de rádio. Muito bom. O curioso é que ele foi quase todo filmado em um estúdio e mesmo assim mantém o pique até o fim.
24-Terra de ninguém
25-Todos os homens do presidente (1976, EUA, Alan J. Pakula). Clássico sobre a investigação do escândalo de Watergate pelos dois repórteres do Washington Post, em excelente interpretação de Robert Redford e Dustin Hoffmann.
26-Tropa de Elite 2
27-Um grito de liberdade
28-A doce vida (1960, Federico Fellini). Clássico, must-see. O repórter interpretado pelo genial Marcello Mastroianni ganha a vida cobrindo celebridades. O personagem do fotógrafo deu origem ao termo “papparazzi”.

Faculdades da Baixada Santista que tem o curso Jornalismo

1- Unimonte- Santos
2- Unip- Santos 
3- Universidade Santa Cecília- Santos
4- UniSantos- Santos
5-Fatec Rubens Lara- Santos
6- ESAMC- Santos
7-Univap- Santos
8-Estácio- Santos
9-Unaerp- Santos
10-Desirée Soares Aguiar e Silva- Santos


Participações em Projetos/ Eventos



O projeto: INFORMANDO COM QUALIDADE, iniciou em 2014 sob a supervisão do professor de empreendedorismo Flávio Santos. Cada aluno deveria criar um blog e postar informações sobre sua futura profissão. Confira os blogs:




Beatriz
http://musicandlooks.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Moda.


Carollyna
http://modafemininahoje22.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Moda.


Felipe
http://advocaciahojeeamanha.blogspot.com.br
O aluno acima pretende fazer faculdade de Direito.


Fernanda
http://nandapires22.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Moda.


Gabriela
http://www.lovedfashionforever.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Moda.


Isabella
http://seumeunossoguardaroupa.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Moda.


João
http://jptudoumpoucovideo.blogspot.com.br
O aluno acima pretende fazer faculdade de Rádio e TV.


Larissa
http://radarjustinedemi.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Jornalismo.


Matheus Miranda
http://futebolnj.blogspot.com.br
O aluno acima pretende fazer faculdade de Designer de Jogos.


Nicholas
http://kfjgkgn.blogspot.com.br
O aluno acima pretende fazer faculdade de Designer de Games.


Raquel
http://moda-emprimeirolugar.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Moda.


Rodrigo Mariano
http://comediaproibida.blogspot.com.br
O aluno acima pretende fazer faculdade de Artes Cênicas e pretende fazer carreira como comediante.


Sofia
http://patoline.blogspot.com.br
A aluna acima pretende fazer faculdade de Moda.


Vinicius
http://receitas-emprimeirolugar.blogspot.com.brO aluno acima pretende fazer faculdade de Gastronomia.

Jornalismo Tudo Sobre a Profissão


Jornalismo

Profissões relacionadas ao curso: Apresentador de rádio ou TV, assessor de imprensa, editor, jornalista, produtor de conteúdo para internet, produtor de rádio ou TV, repórter .
1. Sobre o Curso
2. Ensino
3. Estágio
4. Mercado

1. SOBRE O CURSO
Jornalista
Produzir notícias para ser veiculadas por meios de comunicação é a atribuição deste profissional. Além de redigir textos, faz parte de seu cotidiano organizar pautas, editar matérias, planejar e executar coberturas jornalísticas e realizar entrevistas. O trabalho deve ser orientado pela ética e pela pluralidade de pontos de vista, de forma a aprofundar os temas tratados e favorecer o debate público.


Principais áreas de atuação
- Jornal
- Revista
- TV
- Rádio
- Internet
- Comunicação corporativa
TOPO


2. ENSINO
Número de faculdades 233
Melhores cursos Fundação Universidade Federal de Viçosa (MG), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Vagas disponíveis por ano 27.500
Duração do curso 4 anos
Candidatos 38.325
Candidatos/vaga 1,39
Formandos por ano 7178
TOPO


3. ESTÁGIO
Estágio obrigatório?
Não


Quem recruta estagiários
- Assessorias de imprensa.
- Veículos de comunicação.
- Editoras.
- Empresas, na área de comunicação interna.


Melhor época do ano para procurar estágio
O ano todo, mas o período que mais se fecham contratos são os meses de setembro e outubro.


Momento ideal para iniciar estágio
A partir do terceiro semestre.


Atividades do estágio
- Acompanhar o trabalho de um jornalista profissional.
- Auxiliar na apuração de matérias,
- Clipping (seleção e arquivamento de matérias publicadas sobre determinado assunto)
- Radioescuta,
- Follow up (monitorar publicação de matérias) para veículos e assessorias de imprensa,
- Pesquisa,
- Pré-reportagem,
- Agendamento de entrevistas
- Arquivo 

TOPO


4. MERCADO
Profissionais no mercado
Cerca de 80 mil.


Exigências para atuar na profissão
O diploma de jornalista não é mais obrigatório para exercer a profissão, mas muitas empresas dão preferência a estudantes de Jornalismo por terem conhecimento técnico da área.


Regulamentação
Decreto nº 83.284, de 13 de março de 1979.


Ganho inicial (média mensal)
De R$ 900 a R$ 2,5 mil.


Ganho escalão intermediário (média mensal)
De R$ 4 mil a R$ 7 mil.


Ganho no auge (média mensal)
A remuneração pode ser bastante elevada, dependendo da trajetória do profissional. Pode atingir, ou mesmo superar, a faixa de R$ 15 mil a R$ 20 mil.


Atividades do início de carreira
Basicamente são as mesmas do período do estágio. A diferença é que os jornalistas profissionais podem assinar matérias.


Evolução da profissão
- Nos veículos de comunicação o jornalista começa como repórter e, com a experiência e a evolução, passa a editor, redator-chefe e pode chegar à direção de redação.
- Nas empresas, pode assumir cargos de gerência e direção de comunicação.


Auge da carreira
O tempo para chegar ao auge é relativo. Alguns profissionais se tornam famosos e reconhecidos em poucos anos. Contudo, em média pode-se estimar um período de 8 a 12 anos.


Dicas
- O profissional deve ter uma boa bagagem cultural para ser capaz de tratar dos mais diversos assuntos e se relacionar bem com suas fontes. Ler muito, viajar e fazer cursos diversos é fundamental.
- Ter habilidade para entender como funciona o processo de comunicação como um todo é um diferencial para quem pretende assumir cargos de gestão.

Uma história de sucesso

"Sempre quis ser jornalista porque achava que seria uma boa maneira de contar histórias. Como tinha jornalistas na família, tinha consciência de que a profissão oferece a possibilidade de interferir na sociedade e colaborar para a mudança no âmbito das políticas públicas.

Comecei a estagiar desde que entrei na faculdade. Acho que isso é essencial para qualquer um que pretenda trabalhar na área porque permite a união da teoria e da prática.

Logo depois de formada, fui correspondente dos jornais O Estado de S.Paulo e Correio Braziliense e da ABC News, para quem fiz meu primeiro trabalho grande – um documentário –, que foi premiado pela Universidade de Columbia.

Em 2004, fui contratada pela sucursal de Brasília da Folha para acompanhar o processo de implantação das políticas sociais e acabei me tornando uma das responsáveis pela cobertura da Presidência da República. Depois trabalhei na Unesco, antes de vir para a FSB.

É importante que os estudantes procurem se aprofundar em temas e questões que lhes interessem, pois o curso de jornalismo tende a ser mais abrangente do que profundo. E o sucesso na profissão está muito relacionado à qualidade da informação produzida e veiculada. É interessante fazer especialização ou algum tipo de pós-graduação na área de interesse".


Gabriela Athias, jornalista do núcleo de Políticas Públicas da agência de comunicação FSB
TOPO

Fontes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC), dados de 2010; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dados de 2009;

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)



Especialistas entrevistados para compor o perfil da profissão:Walter Freoa, professor e supervisor de estágio da Faculdade Casper Líbero;

Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de graduação em Jornalismo da ESPM